delegar

Delegar! Muitos gerentes ficam descontentes ou desconfiados quando ouvem essa palavra, pois parece que na delegação eles perderão sua autoridade, seu poder e sua liderança. Aliás, uma das transições mais difíceis para os líderes é a mudança do “fazer” para o “delegar”. Como um novo gestor, você pode se dar bem com o trabalho. Os colegas e chefes podem até mesmo admirar sua disposição de continuar “arregaçando as mangas” para executar tarefas táticas. Mas, à medida que suas responsabilidades se tornam mais complexas, a diferença entre um líder efetivo e um colaborador individual superdimensionado com o título de um líder é dolorosamente evidente.

Por que saber delegar é tão importante?

Através da delegação é possível multiplicar-se, dividindo seu trabalho com a equipe. A importância da delegação pode ser justificada em dois níveis fundamentais:

1. Eficiência

A delegação melhora a eficiência quando permite que a tarefa seja transferida para pessoas cujas habilidades são mais adequadas para o trabalho. Você está encarregado de planejar e criar estratégias para as próximas etapas da sua equipe. Quando seus colegas de equipe conseguirem realizar a maioria das atividades de rotina exigidas de sua equipe, isso lhe dará tempo e esforço necessários para planejar o próximo movimento de sua equipe.

2. Desenvolvimento

Como líder, você deve possuir habilidades importantes que pode passar para os membros de sua equipe. A melhor maneira de fazer isso é treiná-los nas novas habilidades e depois delegar tarefas a eles para que possam usar essas novas habilidades. É uma ótima forma de incentivar o desenvolvimento de todos em uma equipe. Pois de certa maneira oferece oportunidade aos colaboradores para desenvolverem suas habilidades. Através da delegação, os subordinados adquirem um sentimento de importância no ambiente de trabalho.

Quem delega mais, lidera melhor!

Os motivos a seguir ajudarão você a entender por que delegar:

Dois é melhor que um

Muitas vezes a delegação pode parecer uma atitude hierárquica; no entanto, ao delegar, você pode democratizar a distribuição e a quantidade de tarefas em sua equipe, levando em consideração inclusive as habilidades e interesses de cada membro do time no momento de atribuir as tarefas a cada um. Além disso, ao evitar delegar, você coloca um fardo pesado em si mesmo. Em ambos os casos um líder que abre mão de delegar pode ficar tão sobrecarregado que seu desempenho e sua saúde acabam atingidos negativamente. Delegar as tarefas de rotina irá aliviar um pouco do seu estresse e dar-lhe mais tempo para fazer o seu trabalho de gestão. É uma maneira de criar tempo para que você possa continuar o que sozinho pode fazer melhor.

Desenvolva suas habilidades como gerente

Ao delegar, você se dá mais tempo para trabalhar em suas habilidades e capacidades. Isso ajudará você a atingir suas metas em menos tempo e a definir metas mais altas para alcançar. Você se tornará mais eficiente, pois o estresse será menor, o que significa que sua visão será mais ampla.

Comunicação crescente

A hierarquia entre você e sua equipe diminuirá ao delegar. Eles perceberão que você os trouxe para o seu nível, o que tornará a comunicação mais fácil para você e para eles. Além disso, explicar tarefas e compartilhar ideias irá diminuir a distância entre os colaboradores da equipe. Vocês serão todos uma unidade fazendo o melhor para o benefício de todos!

 

Leia também:

Como manter a sua equipe de trabalho sempre motivada

 

Sucesso Coletivo

Na delegação, ao atingir metas, o sucesso será de toda a equipe e não de um indivíduo. Um sucesso coletivo fará com que as pessoas se sintam pertencentes a um verdadeiro time e capacitará a equipe a desejar mais sucesso e outro desafio a ser vencido!

“No final, uma organização empoderada é aquela em que os indivíduos têm o conhecimento, a habilidade, o desejo e a oportunidade de ter sucesso pessoal de uma forma que leve ao sucesso organizacional coletivo.

Confiança para construir uma equipe eficiente

Ao delegar, você dá mais confiança à sua equipe, fazendo com que ela se sinta importante e demonstrando o que é capaz de fazer. Isso resultará em apreciação e agradecimento, o que irá estimulá-los, para que eles trabalhem mais e se tornem mais dedicados a alcançarem seus objetivos. A delegação ajuda os membros da equipe a serem mais engajados, pois acreditam que seus gerentes confiam neles para serem bem-sucedidos nas tarefas delegadas. Eles sentem o desejo de aprender mais e trabalhar em suas habilidades, pois estão expostos a mais desafios.

Preservando pessoas qualificadas em sua equipe

A delegação eficaz capacita os subordinados a tomar decisões e a sentir sua importância. Eles serão motivados a buscar conquistas mais elevadas dentro da mesma empresa. Eles também se sentirão satisfeitos, o que aumentará sua lealdade e diminuirá o risco de começar a procurar emprego em outra empresa.

Delegar para economizar tempo

Na verdade, o tempo é um dos recursos mais valiosos que uma empresa tem no mundo de hoje. Delegação eficaz permite-lhe a capacidade de maximizar isso que sua empresa se esforça para obter – como eles dizem, “tempo é dinheiro”! À medida que diminui os atrasos na obtenção de tarefas e também diminui os atrasos daqueles que estão à sua espera, como gerente, você pode tomar mais ações ou tomar mais decisões. Portanto, um investimento no processo de delegação eficaz precisa ser visto como um investimento não apenas em seu pessoal, mas também na saúde e no sucesso de sua organização a longo prazo.

Portanto, a partir dos pontos acima, podemos justificar que a delegação não é apenas um processo, mas é uma maneira pela qual o gerente se multiplica e é capaz de trazer estabilidade, habilidade e solidez à sua liderança. O medo da delegação é uma ilusão, basta quebrá-lo e você terá uma das maiores armas para capacitar você e sua equipe. Confie em si mesmo e em sua equipe, então eles vão surpreender você com o quão longe eles podem chegar, fazendo você também ir ainda mais longe. Delegação é o seu caminho para o sucesso!

Fonte: Dale Carnegie

Comentários no Facebook