Na declaração de Imposto de Renda 2022, há algumas novidades na ficha de “Bens e Direitos”, a qual está relacionada com imóveis, veículos e investimentos. Portanto, para os contribuintes que possuem dinheiro na poupança, é necessário se atentar à alteração de código na declaração.

Tudo porque, segundo as novas regras da Receita Federal, as poupanças com saldo acima de R$ 140,00 em 31 de dezembro de 2021 precisam ser declaradas no Imposto de Renda 2022. A exigência vale tanto para contas em nome do contribuinte quanto em nome de dependentes.

A poupança está inserida no grupo “04 – aplicações e investimentos” e no código “01 – depósito em conta poupança”, na ficha “Bens e Direitos”.

Um alerta: se a pessoa já tinha poupança declarada no IR 2021, basta checar se o grupo e código estão certos no programa da declaração neste ano. Por outro lado, caso o contribuinte tenha aberto a poupança no ano passado, deve clicar em “Novo” para criar uma ficha para essa nova poupança, indicando se a conta é própria ou de algum dependente.

Fonte: Portal Dedução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá. Posso ajudar?