Nesta segunda-feira (5), o PIX, novo sistema de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central, começou o cadastro de chaves para interessados em utilizar a tecnologia.

Só no primeiro dia, foram mais de 3,5 milhões de registros. Mas, apesar do sistema prometer transações financeiras em até 10 segundos, ser favorito para substituir TEDs e DOCs e garantir isenção de tarifa para pessoa física, a novidade ainda gera dúvidas em situações pontuais para empresas e pessoas jurídicas no geral.

Por isso, na próxima quinta-feira (8), às 15h, o Portal Contábeis realizará uma live com Fabiano Amaro, consultor de negócios pela Matera, para esclarecer todas as particularidades do PIX e, principalmente, como o novo sistema de pagamento irá afetar a rotina dos escritórios contábeis.

“O PIX vai impactar na forma como empresas poderão fazer o pagamento de seus colaboradores, por exemplo. Vamos aproveitar o bate-papo para explicar como muda toda a relação de pagamento de pessoa jurídica, deixando os escritórios preparados pelo que vem pela frente”, explica Fabiano.

 

Início de operação do PIX

 

A previsão do Banco Central é que a partir de 3 de novembro inicie a fase de teste do PIX com pessoas que serão selecionadas. A previsão é que somente em 16 de novembro o sistema se torne acessível para todos os brasileiros .

Mas, afinal, quem serão os selecionados para o teste? Será que você pode se candidatar para esta fase? Essas são dúvidas que também serão esclarecidas pelo especialista durante a transmissão ao vivo no canal do Portal Contábeis no Youtube.

“Apesar de o assunto estar em pauta todos os dias no noticiários das últimas semanas, ainda há muitos pontos que precisam ser compreendidos para que as pessoas possam usufruir de maneira correta do novo sistema de pagamentos. Toda uma cadeia será impactada com a tecnologia. Crédito, débito, boletos, tudo vai mudar, inclusive, as relações de fidelidade com bancos”, ressalta Fabiano.

Fonte: Contábeis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *