Estamos chegando na reta final das eleições 2020: a semana que antecede o pleito. Sabemos que a campanha política é uma correria, e para que nenhum detalhe da contabilidade eleitoral fique de fora, montamos um checklist de medidas importantes de serem tomadas na semana que antecede as Eleições:

 

Vamos a elas:

 

1) Créditos de impulsionamento

Verifique a quantidade de créditos de impulsionamento e evite adquirir créditos que, possivelmente, não serão utilizados até o dia que antecede a Eleição.

 

2) Formalização de contratos

Caso ainda não tenha colhido a assinatura dos prestadores de serviços em seus respectivos contratos, faça isso antes do encerramento da campanha, especialmente, antes do pagamento a essas pessoas.

 

3) Assinaturas em recibos eleitorais

Aproveite que as doações que você recebeu de seus apoiadores ainda são recentes e solicite aos mesmos a assinatura dos recibos de doação.

 

4) Emissão de NFs e RPAs:

Se houver prestadores de serviços que ainda não emitiram Notas Fiscais ou RPAs, entre em contato com esses fornecedores/prestadores de serviço e peça para que emitam esses documentos o quanto antes – de preferência, até o dia 14 de novembro.

 

5) Despesas assessórias

Despesas assessórias são aquelas que decorrem da contratação de um outro serviço (por exemplo, a água, a luz e a internet do comitê de campanha). Caso essas despesas assessórias tenham ficado a encargo da campanha, se certifique do efetivo encerramento delas até 15 de novembro.

 

6) Vaquinha

Solicite que, a partir de 05 de novembro, a entidade que arrecada recursos para sua campanha impossibilite a realização de doação por meio de cartão de crédito, somente por boleto. A entrada do recurso é mais ágil quando a doação é realizada pelo boleto. A doação por cartão de crédito pode demorar para entrar na conta bancária.

 

7) Acerto com postos de combustível

Caso tenha adquirido combustíveis de forma antecipada, solicite ao posto de combustível a emissão do relatório de veículos abastecidos – geralmente, o posto de combustível tem um modelo próprio.

 

8) Comprovações de materialidade

Aproveite que a campanha ainda está em curso e comprove a materialidade dos seus gastos com fotos dos materiais de campanha, da equipe, dos veículos, dos comitês, dos equipamentos locados. Solicite às agências de publicidade, também, um relatório dos serviços prestados à campanha.

 

 

Fonte: CONTABILIDADES ASSOCIADAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *